quarta-feira, 15 de junho de 2011

Atividade 1.1 – Reflexões iniciais


Nós estamos atualmente vivendo na sociedade da cibercultura, pois jamais se ouviu falar tanto em computadores, lan house, sites de relacionamentos como agora! Isso exige de nós professores um compromisso ainda maior para com os nossos alunos frente aos avanços tecnológicos e para cumprirmos com o que a sociedade espera de nós, precisamos repensar as nossas práticas de ensino, construir novas maneiras de atuar, fazer da informática uma aliada no processo ensino-aprendizagem e poder dessa maneira transformar as informações que transmitimos aos nossos alunos em conhecimento significativo.
Esse é um dos desafios que a escola enfrenta: conseguir preparar os alunos para obter conhecimento além dos muros escolares e que sejam capazes de demonstrar êxito diante dos desafios que poderão surgir. Logo, percebemos que é preciso mudar não só as formas de ensinar como também as formas de aprender.
Ainda outro desafio a ser superado é a falta de preparo dos professores em relação à influência da informática que já é uma realidade nas nossas escolas. Os professores precisam se mostrar abertos as novas informações que lhe estão sendo impostas, bem como flexíveis as mudanças necessárias para acompanhar a evolução tecnológica.
As (TICS) Tecnologias da Informação e da Comunicação já fazem parte do cotidiano escolar e cabe ao professor atender as exigências do mundo virtual, deixar de ser um mero transmissor de informações e transformar-se para os alunos num mediador entre as novas formas de aprender e também um mediador entre as informações recebidas com o conhecimento significativo, para que estes os auxiliem e eles consigam utilizá-los tanto nas perspectivas cognitivas quanto sociais.

Equipe: Priscila, Guia e Iza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário