quarta-feira, 15 de junho de 2011

Atividade 2.3 - Conceituando hipertextos


O que é hipertexto?
Diante de algumas leituras que fiz sobre os conceitos de hipertexto, eu posso citar que hipertexto, segundo Theodore Welson, é um sistema em que as informações se ligam por meio de links navegáveis, ou seja, uma espécie de mapa com percursos variados conectados por pontos acessáveis.
De acordo com Pedro Luft, hipertexto nos CD-ROM, e também na internet, é uma cadeia não linear de informações referentes a uma palavra que se clica como ponto de partida.
A citação mais famosa do filósofo francês Lévy, define de maneira concisa, um hipertexto: “Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira.” (LÉVY, 1993, 33)
Como eu pude observar, são inúmeras as definições sobre hipertextos, tomando como referência o conceito de Lévy, eu cheguei a uma conclusão de que os hipertextos são os responsáveis por uma boa ou difícil navegação e, assim realizar a pesquisa sobre o objeto desejado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário